quarta-feira, 12 de junho de 2013

Half the sky


Este post sofreu um comentário desagradável por parte de alguém que não se identificou devidamente. Resolvi apagar o comentário, porque não há mal que me derrube.
Reformulei o artigo que tinha escrito e aqui está de novo, bem mais curto e sempre com a mulher no centro da notícia...todos precisamos lutar para que situações de exclusão e de morte por honra, as chibatadas em público não mais aconteçam.
Não podemos deixar que se escondam por trás de tradições ou costumes, se estas estão erradas.
Nas Maldivas, uma menina de 15 anos que foi  vítima de violação,  tem uma pena para cumprir de 150 chicotadas em público. Informando a comunidade, fazendo  e  assinando petições, lutando no terreno, podemos ajudar a mudar o que está mal.
"Se você educar um homem, mudará uma pessoa; 
se educar uma mulher, mudará uma comunidade"

Essa frase me fez lembrar do livro Half the Sky (Metade do Céu), que aborda exactamente essa questão: a importância de educar as mulheres e como, ainda hoje, elas ocupam um lugar secundário e inexpressivo em muitos lugares do mundo, em muitas comunidades.  São vítimas da violência doméstica e sexual, impedidas de frequentar escolas, trabalhar e até mesmo,  colocadas em segundo plano no próprio  núcleo familiar. Em alguns países, numa casa onde há pouca comida, alimenta-se primeiro o filho homem, depois a menina. Isso sem falar nos inúmeros casos que envolvem a prática da morte em nome da honra.
Meninas e mulheres, vítimas de violação, são assassinadas por membros da família em nome da honra. 
Half the Sky tenta mostrar-nos a realidade,  e faz-nos sair da nossa zona de conforto.  

Quando li este livro fazia um ano de  pós graduação na Universidade Clássica de Lisboa. A grande lição que o livro nos ensina é que pelos nossos mais pequenos gestos, pela nossa não indiferença,  podemos ir salvando o mundo, uma mulher de cada vez. Por isso lhe peço, não fique indiferente, leia e seja mais uma pessoa a ajudar quem precisa.

Compre o livro, leia, medite e depois visite o site : http://www.halftheskymovement.org/

Não fique indiferente.

3 comentários:

  1. Vc sabe informar onde adquiro esse livro traduzido para o português?

    Obrigada

    ResponderEliminar
  2. Temntradução em português sim, na Fnac.pt em português
    o titulo é «Metade do Céu»
    Transformar a opressão em oportunidade para as mulheres de todo o mundo
    Nicholas D. Kristof, Sheryl WuDunn
    Edição em Português. Publicado em 01-2011

    Espero que goste!! Custa, creio, cerca de catorze Euros, e qualquer coisa.

    ResponderEliminar
  3. Thank you for sharing excellent informations. Your web site is so cool. I’m impressed by the details that you have on this website. It reveals how nicely you perceive this subject. Bookmarked this web page, will come back for more articles. You, my pal, ROCK! I found just the information I already searched everywhere and simply could not come across. What a perfect website. situs judi slot online

    ResponderEliminar